Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Ame, mesmo sem garantias!

Amar. Talvez esse seja o sentimento mais difícil de definir. 

Não cabe em fórmulas prontas. 


Porém, neste tempo de tantos desencontros, viver um amor é desafio que depende menos de estratégia de conquistas e mais da revisão de nossas possibilidades e do tamanho de nossas expectativas. No entanto, embora estejamos sempre tão ocupados com nosso pequeno mundo, existem algumas maneiras de abrir caminho para o amor, que vale a pena sempre, seja como for.

Aliás, falar de amor é quase um vício. Preste atenção como boa parte de suas conversas, dos livros que lê, das músicas que ouve tem a ver com isso. Os filmes, então, nem se fala. Nem o mais violento deixa de ter uma boa trama amorosa. Parece que a condição indispensável para sossegar o coração é encontrar alguém e compartilhar a vida. E isso parece cada vez mais difícil: o desencontro e a solidão têm sido uma marca desta época, em que as diferenças entre homens e mulheres ficam cada vez mais explícitas.

Encontrar um grande amor pode ser, então, questão de pura sorte; uma manobra do acaso, mas na maior parte das vezes depende das escolhas que fazemos e de como alimentamos nossas expectativas. O amor é, de certa forma, revolucionário e exige que estejamos abertos para o novo, o inesperado. E quando procuramos alguém que se encaixe em nossos parâmetros, não queremos um amor, mas apenas uma parceria para dissimular um vazio interno. A verdade é que muita gente se diz pronta a viver uma experiência verdadeiramente intensa de amor, mas poucos são os que se colocam disponíveis para isso.

Esse tipo de atitude não acontece por acaso, mas por insegurança, medo ou apenas para defender o coração um dia rejeitado ou traído. Nossa tendência é se retrair e guardar o amor a sete chaves, protegido por um muro de pedra. Em nossas fantasias românticas, podemos achar que basta estar flertando, seduzindo, nos mostrando disponíveis, mas na verdade estamos apenas na defensiva. Esquecemos que vale a pena mergulhar nesse sentimento, que dá substância à vida, sem ficar preso ao passado.


Muitas vezes nos mantemos afastados das pessoas, esperando que elas conquistem nosso amor. Esquecemos que é preciso dar amor e não apenas receber. E o amor é um sentimento de mão dupla, baseado na troca de afeto, carinho e compreensão. Se você faz parte do grande grupo de pessoas que está só, briga com a solidão e tenta desvendar as artimanhas que levam ao amor, a primeira coisa a fazer é passar a cultivar a aceitação, a compreensão e a amizade.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Permita-se a felicidade!

Não adianta dar um passo na vida, pensando nas consequências do "se". E se der errado? E se eu não obtiver sucesso? E se me magoarem? Por trás do "se" existem tantos mistérios e turbulências que, ao pararmos para pensar melhor, certamente não daríamos um passo à frente. Permaneceríamos estagnados ou, simplesmente, andaríamos para trás, afinal, isso cabe a cada um de nós.

Podemos nos desafiar e saltar rumo a novos horizontes ou simplesmente ficar do jeito que estamos, acomodados com tudo e sem mais