Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

“...E ainda tem besta que diz: eita que prefeito bão!”


Há alguns anos, para alimentar uma trajetória política, muitos buscavam humildes votos na Baixada Campista. O caminho para as localidades mais distantes era percorrido a olhos fechados, sem precisar ao menos de um guia. As igrejinhas e tradicionais festas de santos em lugarejos pobres eram bancadas por “políticos Papai Noel” – que diz existir, mas ninguém os vê.
No final do ano passado e início de 2007, a Baixada Campista foi uma das áreas mais afetadas pelas denominadas “chuvas de verão”, que chegam devastando tudo, principalmente quando as localidades não estão preparadas para receber uma vazão d’água acima do normal, embora tenha estrutura para isso.
Novamente, estamos no final de mais um ano e as chuvas começam a dar uma prévia do que pode acontecer nos próximos meses, anunciando mais uma enchente e mais prejuízos para produtores rurais, pecuaristas, fornecedores de cana, ceramistas e a população da área rural, que ainda tenta recuperar as perdas registradas nos primeiros meses deste ano.
Mais um ano se passou e nada foi feito para impedir que a desgraça aconteça novamente. De novo, teremos nas páginas dos jornais, nas emissoras de televisão e rádios, notícias sobre famílias desabrigadas, desalojadas e em dificuldade em conseqüência de uma administração pública municipal despreocupada com o bem-estar de seus munícipes.
Aliás, me perdoem. Esqueço que o prefeito realmente se preocupa sim, com sua população, afinal de contas, no bairro onde moro, em menos de dois meses, duas grandes festas foram realizadas com o apoio da Prefeitura Municipal de Campos através do prefeito Alexandre Mocaiber, conforme anunciado nos microfones das festas, claro. E nessa “boquinha”, entram também os vereadores que querem renovar seus mandatos de fachada, os mesmos que deveriam ser para lutar em benefício do povo, mas que são apenas uma oportunidade para um “pezinho de meia” ou uma “gorda aposentadoria”. No microfone, o locutor – que também pode receber uma graninha pela puxação de saco -, anuncia: “Com o apoio do vereador Ailton Tavares” ou “Com o patrocínio do vereador Nildo Cardoso”.
Ficaria mais bonito e seria mais nobre, caros vereadores, asfaltar ruas, exigir boa qualidade de vida para os cidadãos, fazer cumprir as leis neste município, cobrar atuação do prefeito e seus secretários, além de usar os mandatos aos senhores confiados, para atividades e execuções dignas, honradas de homens sérios. Não significa “bancar” shows com o dinheiro da própria população e fazer disso instrumento para a promoção pessoal. É mesquinho, indecente, imoral e, no mínimo, incoerente.
Pior de tudo isso, em pagar shows como Elymar Santos, Harmonia do Samba ou patrocinar festas de laço, cavalgadas e bailes na Baixada Campista e em outros bairros de Campos, é dizer que consegue dormir com a consciência tranqüila, enquanto dezenas de famílias ainda estão desabrigadas e nenhum dos nossos 17 vereadores, esteve nos abrigões ou no motel onde essas pessoas vivem desde que perderam suas casas na última enchente.
Parabéns vereadores! Os senhores conseguem, cada vez mais, envergonhar a posição e o cargo que ocupam pela inércia, o descaso e a isenção. Talvez por estarem mais preocupados em engordar suas contas bancárias, ostentar seus luxos e apenas sustentar o título de “vereador”, onde muitos sequer sabem definir o real significado do cargo.

Nenhum comentário: