Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de março de 2008

Falta tempo até para amar!


A falta de tempo parece ser o grande vilão dos relacionamentos neste século. O sentimento, as juras de amor, carinhos e o próprio sexo estão ameaçados pura e simplesmente pela má divisão de horários, seja no trabalho, nos estudos, nos cuidados com o lar ou na academia.
Os desencontros acontecem bem mais que os encontros e os reencontros são ainda mais complicados, cercados de cobranças, pressão e mágoa. No corre-corre diário, se torna impossível dedicar ao outro a quantidade de tempo que você reconhece merecer e a até mesmo, a mínima necessária para fazer com que as coisas pelo menos caminhem bem entre os dois, sem conflitos.
O trabalho suga, a cobrança intensifica as exigências e a perfeição ambicionada não chega ao mais alto grau de excelência. Mas se fosse só isso, talvez existisse um meio de dividir esses problemas e resolvê-los por partes. E seria ainda melhor se nos relacionamentos pudesse ser feito da mesma maneira, tão simples como aceitar estar distante de quem se ama sem sentir uma dor sequer.
O mundo mudou muito. As pessoas acompanham o ritmo, porque sabem que devem se adequar ao planeta e não ele aos seres humanos. Talvez o amor ainda seja, em algumas pessoas, o sentimento capaz de demonstrar a pureza de cada um, mas se o ignorarmos tão somente, seremos mais um numa multidão.
Ninguém quer contrariar seu parceiro, todos nós tentamos agradar, só que nem sempre conseguimos. E acabamos fazendo coisas que machucam, porque não conseguimos aceitar facilmente tanto os defeitos quanto as qualidades do outro. Mas, amor é aceitação.
Quase não achei tempo pra escrever esse texto. Acredita? Pois é.
Tenho certeza que nossa absoluta falta de tempo nada mais é do que uma desculpa. Atrás dela nos escondemos e nos esquivamos de muitas coisas. É a desculpa perfeita! Porque você acredita tanto nela, e porque passa muito tempo pensando e dizendo que falta tempo, que ele começa a ficar escasso. E como todos vivem nessa mesma situação, um acredita na falta de tempo do outro. Consegue perceber como a desculpa ficou perfeita e natural?
E essa terrível falta de tempo domina nossas vidas, domina nossas atitudes, nossas escolhas e até mesmo nosso tempo. Falta tempo pra comer. Falta tempo para visitarmos parentes queridos, aliás, falta tempo até para dar um telefonema e dizer que estamos com saudades. Falta tempo para ler, estudar, aprender coisas novas.
Falta tempo pra dar um beijo de verdade no seu amor e dizer o quanto ele é importante pra você. Falta tempo pra ouvir suas dúvidas e seus medos, e falta tempo até para perceber o quanto o ama. Falta tempo até para apoiá-lo em seus momentos difíceis. Falta tempo pra passear de mãos dadas, conhecer lugares novos, ou simplesmente contemplar o pôr-do-sol. Falta tempo pra sonhar e acreditar em nossos sonhos. Falta tempo até para perceber a falta de tempo que temos.

O tempo vai passando com a mesma velocidade que sempre passou. Mas parece que cada vez ele passa mais rápido. No entanto, ele é o mesmo, pra mim ou pra você. E olha que coisa incrível: ele não faz distinção de sexo, raça, cor, classe social, lugar. As mesmas 24 horas que ganho hoje, você também ganha. A diferença é o que fazemos com elas.
Estranho mesmo é escrever sobre o tempo, enquanto ele passa. E passa, e passa…

Nenhum comentário: