Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de março de 2008

I have a dream!

“I have a dream” (eu tenho um sonho). Essa frase foi imortalizada por Martin Luther King na década de 60, quando diante de uma multidão foi profundo e comovente em discurso sobre seu sonho de igualdade e justiça, num mundo onde todos os homens fossem criados iguais. Luther King morreu perseguindo aquilo que acreditava: seus sonhos. E nos dias atuais, até onde o ser humano vai e o que ele é capaz de fazer para realizar seus sonhos?
O verdadeiro sonhador é definido como aquele que acredita quando todos desacreditam; persiste, quando todos desistem; vive, enquanto os covardes, incapazes de sonhar, apenas sobrevivem. Ou seja, o verdadeiro sonhador enxerga além dos limites e é capaz de desafiar até mesmo o impossível na realização das suas metas.
Grandes sonhadores mudaram a história porque tiveram grandes projetos, provenientes de grandes sonhos. Lutaram, sofreram, viveram as perdas, no entanto, tiveram suas forças renovadas nas derrotas e os obstáculos fizeram renascer suas esperanças. Foi assim com Luther King, Thomas Edison, Abraham Lincoln, Sócrates, Platão, Agostinho e muitos outros pensadores.
Mesmo sem receber a confiança em seus sonhos e metas, existem muitos exemplos vitoriosos de que não se deve desistir ou desanimar. Henri Ford teve um sonho. Ele queria desenvolver o projeto de começar a construir carros. Não acreditaram em seu sonho, mas isso em nada mudou sua meta. A prova de sua persistência são os milhares de carros que rodam pelo mundo, nascidos de um sonho que nutria sua alma e mente, sem deixá-lo cair no desânimo.
Os sonhos fazem parte da vida de qualquer ser humano. Casar, ter um lar, ver os filhos cursando uma faculdade, conseguir fazer uma obra na casa, passar no vestibular, ser um grande profissional, comprar um carro, enfim, são tantos e de tão diferentes proporções, que seria uma lista interminável, porém, realizável.
De acordo com o psiquiatra Augusto Cury, autor do livro “Nunca desista de seus sonhos”, é possível destruir o sonho de um ser humano quando ele sonha para si, mas é impossível destruir seu sonho quando ele sonha para os outros, a não ser que lhe tirem a vida.
Portanto, sonhe e trabalhe incansavelmente para realizá-los, sem atropelar ninguém e sem deixar mágoas pelo caminho, porque quando alcançar o cume, depois de passar por cima de tanta gente, nada que fez valerá a pena.

Nenhum comentário: